EXmas
Se eu pudesse resumir EXmas em uma frase, seria “não existe ex-sogro e ex-sogra”.
Quando Graham Stroop (Robbie Amell) decide viajar de última hora para se surpreender sua família no natal, ele só não imagina que a maior surpresa será para ele.
Ali (Leighton Meester), sua ex-noiva que partiu seu coração em pedacinhos, foi convidada por sua família para celebrar o lugar e substituí-lo nas festas.
Em meio a um clima estranho, eles decidem competir e apostar que até a manhã do dia 25, um deles já terá sido expulso do natal dos Stroops.
EXmas é bom?
Avaliar um filme de natal acaba sendo algo simples, já sabemos o final: o mocinho termina com a mocinha, o natal é brevemente arruinado e consertado ainda mais rápido, o roteiro segue o mesmo padrão de inúmeros outros filmes. Não há muitas novidades a serem oferecidas.
Aqui, temos um casal que terminou um relacionamento de 5 anos sem nenhum diálogo e sem explicações. Ele não superou e, aparentemente, sua família também não.
Após o término, Ali manteve contato com os pais de Graham por mensagem, ajudou sua irmã na mudança, fez sessão de estudos com seu irmão caçula via facetime. Diferente de seu ex, ela se manteve presente na vida deles.
Graham, por outro lado, se afundou ainda mais no trabalho, esquecendo de viver qualquer outra parte de sua vida.
Quando os dois se encontram pela primeira vez após o término, há muito a ser dito, mas pouca coragem para se falar.
Eles decidem resolver as coisas da forma mais infantil possível: competindo e sabotando um ao outro para ver quem é o favorito da familia.
EXmas traz uma discussão sobre a falta de diálogo entre duas pessoas. Enquanto Graham trabalhava para oferecer o que ele imaginava que Ali precisava (uma casa, estabilidade financeira), a personagem se sentia cada vez mais infeliz por não receber o que realmente queria: um noivo que prestasse atenção nela, em seus sonhos, que a ajudasse no seu crescimento.
Apesar dos clichês, é interessante ver como eles se resolvem, como finalmente aprendem a ouvir ou ao outro.
O filme tem boas sacadas para arrancar um riso rápido dos telespectadores e consegue manter o tom até sua última cena, segundos antes de rolarem os créditos.
Os personagens principais possuem boa química, a dinâmica familiar funciona muito bem. A única coisa que me causou um certo tédio durante o filme foram os personagens secundários adicionados apenas para que o casal pudesse causar ciúme um no outro.
No mais, EXmas é um ótimo filme. Se a métrica for filmes natalinos, a nota é 4.5, no conceito de filmes gerais 3.0.
Veja trailer:
No Brasil, o filme EXmas está disponível no prime vídeo somente em inglês com legendas.