e-Popcorn

Um site pra te manter informado de tudo e um pouco mais no mundo da cultura pop!

80º edição do Festival de Veneza começa em meio a greve

O Festival de Cinema de Veneza chega a sua 80º edição nesta quarta-feira (30) em meio a greve dos roteiristas que reivindicam melhores condições de trabalho e aumento salarial. A paralisação também serve como protesto contra uso de IA para substituir humanos no cinema.

A greve foi aderida também por atores em julho uma vez que o sindicato SAG-AFTRA proibiu que seus membros promovessem ou rodassem novos filmes.

A primeira baixa do festival foi sentida já na estréia. O filme que abriria a mostra competitiva “Challengers”, dirigido por Luca Guadagnino e estrelado por Zendaya, foi substituído pelo filme italiano “Comandante”, de Edoardo de Angelis.

O mais antigo festival de cinema tem papel importante em Hollywood já que é o ponta pé de apostas para a temporada de premiações, incluindo as indicações ao Oscar do ano seguinte. Temos como exemplo recentes as campanhas de Banshees de Inesherin que estreou em Veneza em 2022 e conseguiu nove indicações ao Oscar do ano seguinte, incluindo quatro nas categorias de atuação.

Brandon Fraser não levou o prêmio de melhor ator no festival em 2022, mas foi lá que ele iniciou sua temporada vitoriosa que lhe rendeu o Oscar em 2023.

Faltarão estrelas, mas nem todas, nomes como Adam Driver e Jacob Elordi já confirmaram presença, eles fazem parte do elenco das aguardadas produções, “Ferrari”, de Michael Mann, e “Priscilla”, de Sofia Coppola, respectivamente.

Driver e Elordi, fazem parte de um grupo seleto de atores que conseguiram uma isenção provisória da greve por parte do SAG-AFTRA já que participam de filmes independentes.

De acordo com a alta cúpula do sindicato a divulgação com a presença de atores é de suma importância para filmes independentes e devem ser incentivadas. Isso não causa nenhum impacto à grave já que não são trabalhos produzidos por membros da AMPTPAl (aliança de Produtores de TV e Cinema) o alvo principal da paralisação.

Além desses, Yorgos Lanthimos com “Poor Things” e David Fincher com “The Killer” são alguns dos nomes que também concorrem ao Leão de Ouro.

Tagged: ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.