Sobrevivendo Em Grande Estilo
Survival of the Thickest ou Sobrevivendo em Grande Estilo estreou no dia 13 de julho deste ano na Netflix com uma premissa que parece batida, mas por conta do elenco e seu foco, ganha um brilho especial.
Mavis Beaumont (Michelle Buteau) é uma estilista com muita personalidade e sonhos, quando seu relacionamento estável com o homem perfeito chega ao fim às vésperas de uma grande oportunidade profissional, ela precisa encontrar uma forma de recomeçar em sua vida. E com a ajuda de seus melhores amigos, parte em busca de novas aventuras.
Já de início, gostaria de pontuar que uma das minhas partes preferidas dessa série: os melhores amigos da personagem possuem suas próprias histórias. Eles são mais do que somente “amigos da personagem principal” e fogem daquele clichê do amigo desepregado, que está sempre em cena pronto para soltar uma piadinha.
Marley (Tasha Smith) e Khalil (Tone Bell) tem enredos tão interessantes quanto Mavis. Khalil é o típico homem cafajeste que acaba se apaixonando e vivendo um romance pela primeira vez e Marley está descobrindo/desenvolvendo mais o lado da sua sexualidade.
E mesmo que não seja aprofundado tanto quanto a trama principal, nós podemos acompanhar um pouco da história de cada um.
Apesar de abordar temas como racismo, mulheres plus-size, ter bastante representatividade LGBTQIA+, nenhuma dessas pautas parecem forçadas na história, pelo contrário, elas estão ali adjacentes a todo resto e são tratadas com a devida naturalidade.
A comédia em si, gira em torno do descobrimento e da jornada de Mavis de aprender a ser solteira, nós acompanhamos uma mulher voltando a vida de solteiro na casa dos 30 e poucos anos, depois de um longo relacionamento que não terminou em bons lençóis.
Aqui, acompanhamos seus encontros desastrosos, seus desafios profissionais e suas aventuras morando numa casa com alguém que é completamente o oposto de si.
Jade (Liza Treyger) é uma figura excêntrica, com hábitos questionáveis (como banhar seu corpo em azeite de oliva e sentar pelos móveis do apartamento) e um gato carinhosamente chamado de Cocaína.
Sua personagem vem em contrapartida da normalidade da vida de Mavis, a mudança de uma vida estável pra um apartamento bagunçado e uma colega de quarto ainda mais bagunçada.
Quanto a vida amorosa de Mavis, quando comecei a série, ao conhecer a dinâmica entre ela e Khalil, meu medo foi de ser guiada a “shippar” os dois por uma conveniência de roteiro. Em shows com personagens plus-size, esse já é um clichê “a amiga gordinha que passa a ser vista como mulher pelo amigo de longa data”.
Felizmente, o tom é rápidamente definido, os dois são amigos, se importam muito um com o outro e fariam de tudo um pelo outro, mas é somente isso.
Não há espaços para romance, pelo contrário, cada um torce muito pela vida amorosa do outro e não há segredos entre eles. Khalil é o melhor amigo de Mavis, quase um irmão, mas não há nada além disso. O que deixa o amor entre eles ainda mais genuíno.
Quanto ao ex, Jacques, ele ainda quer reconciliar o relacionamento e corre atrás de Mavis por um bom pedaço da série. Apesar de ter sido o motivo da separação, ele quer provar a ela que não vive sem ela e que agora ele mudou para uma pessoa melhor.
Há um leve “triângulo amoroso” quando somos introduzidos a Luca, um italiano cheio de senso de humor e um sotaque que tira o fôlego da nossa personagem principal.
No fim, Sobrvivendo em Grande Estilo é uma série que compartilha com o telespectador o cotidiano de uma mulher em situações normais do seu dia a dia.
E sim, apesar de ser uma mulher mid-size/plus-size, não há em nenhum momento uma menção de insegurança por conta de seu corpo, Mavis é uma mulher muito segura, os homens a elogiam e flertam com ela.
Em obras com o mesmo tema, um erro comum é sempre reduzir a personage à isso, ser gorda é quem ela é e nada mais importa. Felizmente, esse é mais um clichê evitado por Sobrevivendo em Grande Estilo.
Sobrevivendo em Grande Estilo é uma série rápida, fácil de maratonar e que tem momentos ótimos para arrancar risadas. A série está disponível na Netflix e tem 8 episódios.
Por enquanto, não há confirmação de uma nova temporada e Michelle Buteau, atriz que interpreta Mavis e autora do livro de mesmo título, deixou claro que não cogitará a ideia de outra temporada até que os direitos dos roteiristas sejam respeitados e o fim das greves em Hollywood.
Veja o trailer: